Thursday, June 17, 2010

Um outro homem


Neste momento, no preciso instante em que escrevo esta crónica, o vosso escriba, está de ressaca. E se não se importam, já cá venho. Em cima da mesa, um copo de coca-cola limão, dois gurosans e gelo. Nestas alturas, apetece-me ser um bom rapaz e deixar todos os meus vícios e dedicar-me a espalhar a voz do senhor por essas ruas fora, por essas casas adentro. Hoje apetece-me deixar crescer a barba e o bigode, comprar uma túnica branca, umas sandálias de verão e tocar em todas as portas. E ao abrirem, eu diria: “ E Deus disse irmão, foge do pecado e ajuda o teu próximo, pois amanhã o teu próximo podes ser tu!” E levaria as mãos no ar, e entoaria canções lindas e mesmo quando já me levavam na maca para ser levado ao hospital psiquiátrico mais próximo, eu cantaria, eu divulgaria a palavra do senhor dizendo sempre, “Irmão, não caias em tentação, irmão dá-me aqui a mão, irmão, irmão, irmão!”. E posto isto, a ambulância partiria já comigo no seu interior.



Hoje, no dia em que escrevo, enquanto sorvo mais um gurosan que isto não está fácil, apetece-me ser um homem exemplar. Com um emprego certinho, com uma vizinhança cuidada , com a respeitabilidade dos cidadãos que por mim passam. Quero sair à rua e ser visto como um exemplo, sentir que quando passo as mães agarram nos seus filhos e dizem-lhes “ Põe ali os olhos filho, vai ali um grande homem! Quando cresceres gostava que fosses assim”. Que todos me aplaudissem à minha passagem, como se eu fosse um importante estadista acabadinho de salvar o país, indo por essas ruas fora num cabrio reluzente, acenando às massas, oferecendo beijos, fazendo gestos que demonstram força e vigor, que não desistirei nunca nunca, que só poderão esperar mais e melhor de mim.



Hoje, quero ser um outro homem. Deixar todos os meus vícios, fazer a barba, cortar este cabelo que me faz parecer um urso, casar e ter filhos só para os meter no colégio inglês. Eu não acredito que alguém tenha filhos por uma outra razão. Só vejo esta: ir levá-los e buscá-los ao colégio inglês. Eu quero ser um outro homem porque não acredito que possa ser este que agora vos escreve. Descalço, de boxers e com uma camisola das que se usam só para dormir. Vou agora tomar um duche, ensaboar-me até me arderem os olhos e tenho a certeza que quando fechar a torneira, tudo isto, todo este homem, terá ido pelo cano. ( fotografia: Filipa Castro)

17 comments:

  1. Mas que brilhante texto...

    Parabéns Alvim

    ReplyDelete
  2. Realmente, vale a pena ler. Acho que já todos os homens se sentiram assim, eu bem sei como é.

    ReplyDelete
  3. Boa tarde Alvim. Devias por uma foto com essa ressaca terrivél :D

    ReplyDelete
  4. Mas é tão difícil quando já não conseguimos destiguir a personagem criada da personagem real... O problema é mesmo só este: quando temos medo de a distinguir.
    Os outros já não nos reconhecem de outra forma. E nós também não.
    Não tenhas medo.
    Tirando isso, o mundo é todo nosso.
    MF/EB

    ReplyDelete
  5. xi ressaca tramada essa,acho q todos nos temos uma dessas nem q seja so uma vez na vida... Doi!!!!lolol

    ReplyDelete
  6. Ah pois é Sr. Alvim, mais cedo ou mais tarde... É como diz o outro "podes fugir, mas não te podes esconder". E esta, ein?

    ReplyDelete
  7. Imaginar-te de túnica branca,sandálias e a anunciar a boa nova é de facto hilariante.
    Por acaso nunca me tinha ocorrido que o pessoal só tinha filhos para os ir buscar e levar ao colégio inglês, mas é capaz de ser isso é.:p
    Noites de excessos que se tranformam em manhãs dificeis e postes muito engraçados. Não deixes os teus vícios pá!

    ReplyDelete
  8. Alvim, hoje faço minhas as tuas palavras.

    ReplyDelete
  9. Rapaz Alvim, já há muito reparei que temos escriva! Aproveita parte desse "homem novo" para organizares alguns textos sobre a forma de livro ou aventura em algo de maior fôlego. Excelente!

    Rapaz Alcarva

    ReplyDelete
  10. Nada que um bom banho de água gelada (para pagar Karma) não resolva.

    Cumprimentos,
    Pedro

    ReplyDelete
  11. eu levo os meus ao liceu francês:)

    ReplyDelete
  12. então...que conversa é essa?

    pronto...pronto...
    já passou....

    ReplyDelete
  13. vitamina C + D azem maravilhas.

    ReplyDelete
  14. Que espetáculo Alvim, adorei... o que dizes e mesmo verdade... e eu que tenho uma relação de quase 20 anos a terminar revejo-me nas tuas palavras... (não, não sou muito velha, comecei foi muito cedo presa a um homem, agora tenho necessidade de voar...)
    gosto de te ver, ouvir e neste caso ler o que escreves!
    beijos repenicados...

    ReplyDelete
  15. Helena AntunesJuly 16, 2010 2:47 PM

    Querido Alvim desde á uns tempos para cá que me tenho tornado numa grande admiradora tua, e apenas na semana passada, após ter ido assistir ao 5PMN descobri esta pérola - que é o teu blogue. Gosto imenso de ler os teus textos, consegues escrever de uma forma admirável.
    Acho-te uma homem fascinante, e quero acreditar que existem muitos pais que vão levar os filhos ao colégio inglês, que olham para os filhos e gostavam que eles tivessem a garra e o empenho que tu, meu querido Fernando, tens.
    Um beijo,
    Helena Antunes

    ReplyDelete